Angra dos Reis está entre os melhores destinos turísticos e oferece uma enorme variedade de atrativos, repletos de belezas naturais, ilhas e praias, para você montar seu roteiro para fazer seu passeio de barco. Aqui você vai conhecer alguns de nossos principais atrativos, as melhores praias de Angra dos Reis, o que fazer, pontos turísticos. É tanta beleza que será difícil escolher onde ir!
Como uma ilha tão próxima do continente pode ser tão paradisíaca? Esta é a Ilha de Cataguás, característica por suas duas pequenas porções de vegetação ligadas por uma estreita faixa de areia, cenário que encanta a todos e ideal para relaxar e é um dos roteiros preferidos de quem visita as ilhas de Angra dos Reis.
Pela proximidade com o continente, totalmente abrigada, suas águas são sempre calmas e sua coloração mesclando o azul com o verde e com transparência sem igual chamam atenção e por isso já foi locação para comerciais e séries de TV.
Cataguás apesar de pequena é uma ilha que oferece o que explorar. Sua vegetação esconde até mesmo algumas pitangueiras que deixam o chão repleto de frutos vermelhos e maduros. Uma boa pedida é contornar a ilha caminhando por suas areias finas e brancas e contemplando a maravilhosa paisagem, em um pedacinho de Angra que não pode faltar no seu roteiro.
Distância do Centro: Aproximadamente 2,3 milhas náuticas.
Latitude: 23° 1'33.21"S
Longitude: 44°17'3.66"O
Fonte: Google Earth
A Praia de Lopes Mendes fica localizada na Ilha Grande, ao lado de fora da baía, onde seus 3 km de areias brancas são banhados por mar aberto, o que a torna uma praia bastante propícia para a prática do surf.
O local é praticamente deserto e não conta com nenhuma infra-estrutura de bares ou quiosques, o que torna o passeio mais interessante pelo convívio mais próximo da natureza intocada, com muita sombra para se abrigar, promovida pelas inúmeras amendoeiras. A praia é preservada e por isso não é permitido o camping na região.
Toda essa beleza e singularidade proporcionou que em 2013 a Praia de Lopes Mendes fosse considerada pelo site TripAdvisor como a sétima melhor praia de todo o mundo, eleita pelos visitantes.
A maior curiosidade sobre a praia é que Lopes Mendes já foi, no tempo do Império, uma grande fazenda com criação de gado e antes disso habitada por índios Tupinambás. A região continuou movimentada até a década de 80, muito por conta da proximidade com o presídio da Ilha Grande situado em Dois Rios. Dentre muitas histórias ao longo dos anos, podemos citar desde a construção de um pequeno aeroporto até uma criação de jacarés, isso sem contar que Lopes Mendes quase foi “tomada” pela iniciativa privada para tornar-se um resort de luxo com acesso restrito, mas felizmente, hoje temos essa maravilha preservada para aproveitarmos.
Para chegar até a praia a partir do centro de Angra dos Reis existem basicamente duas opções. A primeira te permite, além de desfrutar da magnífica praia paradisíaca, apreciar uma caminhada ecológica de apenas 1 km. Nesta opção o barco te leva até a Praia do Pouso, onde você segue por uma das diversas trilhas da Ilha Grande, a T11, e chega até Lopes Mendes com 20 ou 30 minutos de caminhada. esta opção é muito utilizada em passeio de escuna. A segunda opção é navegar diretamente até a praia. Para isso é recomendado utilizar uma embarcação maior e habilitada para navegação em mar aberto, além disso é preciso estar muito atendo às condições de tempo por conta da travessia para mar aberto para aproveitar seu passeio de lancha em Angra.
Distância do Centro: Aproximadamente 21,0 milhas náuticas.
Latitude: 23°10'5.98"S
Longitude: 44° 7'48.27"O
Fonte: Google Earth
São poucos os lugares no mundo que reúnem todos esses aspectos. A ponta da Piedade, situada na Ilha da Gipóia, é previlegiada pela natureza e pelo homem, que ergueu sobre as rochas uma bela igrejinha, que é vista por todas as embarcações que passam pelo local.
Na maré baixa a Igreja da Piedade é reverenciada por uma estreita e pequena faixa de areia, com cerca de 20 metros de largura, que surge a seus pés, dividindo as águas formando duas pequenas praias. O local bem abrigado dos ventos nos presenteia com águas calmas, próprias para nadar, mergulhar e praticar snorkeling, onde até as crianças podem aproveitar e brincar com tranquilidade. Na maré alta a faixa de areia praticamente desaparece, promovendo o encontro das águas, transformando o local praticamente em uma piscina natural. A faixa de areia faz ligação à Ilha da Piedade, que ficou famosa e conhecida como a primeira Ilha de Caras, abrigando com muito glamour as maiores celebridades.
Angra dos Reis é rica em sua história religiosa, com igrejas e conventos centenários. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade entretanto não está dentre as mais antigas. Sua construção é datada da década de 60 do século XX, mas nem por isso perdeu sua tradição. Anualmente os católicos promovem a Festa de Nossa Senhora da Piedade, e diversas embarcações seguem a partir do Centro de Angra para as celebrações em louvor à santa na Piedade.
Bem próximo, ao lado esquerdo da Igreja da Piedade fica a Praia do Morcego e a seu lado direito a Praia de Piedade. Toda essa riqueza e beleza fica a poucos minutos de navegação do Centro de Angra. A Ilha da Gipóia oferece ainda muitas outras praias e trilhas que a cortam. A partir da Ponta da Piedade é possível por exemplo caminhar pela Praia da Fazenda, que fica após a Praia da Piedade, chegando à Praia das Fechas e desta é possível chegar à Praia de Jurubaíba.
Distância do Centro: Aproximadamente 3 milhas náuticas.
Latitude: 23° 2'19.91"S
Longitude: 44°20'57.15"O
Fonte: Google Earth
Jurubaíba é uma das praias mais famosas de Angra dos Reis, mais conhecida como Praia do Dentista. Um refúgio que encanta por sua beleza e tranquilidade, com uma grande faixa de areias brancas e finas e águas calmas e cristalinas, além da mata nativa preservada. Principal point na alta temporada, chega a receber mais de mil barcos todos os dias, que transformam a Praia de Jurubaíba em uma verdadeira festa com muita música, badalação e gente bonita.
A Praia de Jurubaíba fica localizada do lado de fora da Ilha da Gipóia, que é a uma mas maiores Ilhas da Região, situada bem próxima ao continente, fazendo com que a travessia de lancha dure apenas poucos minutos. A travessia fica ainda mais curta caso você seja daqueles com espírito aventureiro, podendo contemplar a natureza com uma bela caminhada de cerca de 20 minutos, atravessando a Ilha da Gipóia a partir da Praia das Flechas, numa trilha leve.
O Apelido que rendeu fama à Praia de Jurubaíba se deu por conta de um famoso dentista, Dr. Olympio Faissol, que manteve na localidade por décadas uma grande propriedade. “Não há no Brasil um local como esse, com mais de 300 ilhas, água morna o ano inteiro, sem terremoto e sem tsunami. Um lugar onde, no mar, você só encontra gente bonita e elegante.”, citou o Dr. Faissol em entrevista à Revista Isto É. O dentista das celebridades, com fama internacional, emprestou um pouco de seu brilho, ajudando a tornar a magnífica Praia do Dentista conhecida na alta sociedade. Hoje não há quem faça um passeio de lancha em Angra e não coloque em seu roteiro a famosa Praia do Dentista.
Distância do Centro: Aproximadamente 6,3 milhas náuticas.
Latitude: 23° 5'4.96"S
Longitude: 44°14'17.67"O
Fonte: Google Earth